Ao criar uma cobrança com a forma de pagamento cartão de crédito, é possível redirecionar o cliente para a URL da fatura (invoiceUrl
) para que ele possa inserir os dados do seu cartão através da interface do Asaas, ou os dados do cartão e titular do cartão podem ser enviados na criação solicitação de processamento de pagamento imediato.
Para isso, ao executar a solicitação de criação de cobrança, basta enviar os dados do cartão de crédito juntamente com os dados do titular do cartão através dos objetos creditCard
e creditCardHolderInfo
. É essencial que os dados do titular do cartão correspondam exatamente aos registados no emissor do cartão; caso contrário, a transação poderá ser negada devido à suspeita de fraude.
Caso a transação seja autorizada, o faturamento será criado e o Asaas retornará HTTP 200
. Caso contrário, o faturamento não será persistido e HTTP 400
será retornado.
No Sandbox
, as transações são aprovadas automaticamente. Para simular um erro, você precisa usar os números de cartão de crédito 5184019740373151 (Mastercard)
ou 4916561358240741 (Visa)
.
Tokenização de cartão de crédito
- Ao realizar a primeira transação para o cliente com cartão de crédito, a resposta do Asaas retornará o atributo
creditCardToken
. - Com essas informações, nas transações subsequentes, o atributo
creditCardToken
poderá substituir os objetoscreditCard
ecreditCardHolderInfo
e ser fornecido diretamente na raiz da solicitação, eliminando a necessidade de fornecer novamente os objetos.
Atenção
- Independentemente da data de vencimento informada, a captura (cobrança no cartão do cliente) será feita no momento da criação da cobrança.
- Caso opte por capturar os dados do cartão do cliente através da interface do seu sistema, o uso de SSL (HTTPS) é obrigatório; caso contrário, sua conta poderá ser bloqueada para transações com cartão de crédito.
- Para evitar timeouts e consequentes duplicidades na captura, recomendamos configurar um timeout mínimo de 60 segundos para esta requisição.
Crie cobrança de cartão de crédito com pré-autorização
A Pré-Autorização funciona como uma reserva de saldo no cartão do cliente, garantindo que o valor esperado estará disponível.
Ao invés de debitar efetivamente o valor, é feita uma reserva, fazendo com que esse valor seja subtraído do limite do cartão até que a captura, seja feita ou a Pré-Autorização expire.
A diferença entre criar uma cobrança Pré-Autorizada e uma cobrança de captura imediata está apenas no atributo authorizeOnly
, que deverá ser enviado com o valor true
, indicando que somente a Pré-Autorização será realizada para este faturamento.
- Uma cobrança Pré-Autorizada será revertida automaticamente após 3 dias caso não seja capturada.
- Para cancelar a Pré-Autorização antes dos 3 dias, você deverá utilizar o recurso Estorno de pagamento.
- A cobrança pré-autorizada será criada com o status
AUTHORIZED
após a criação bem-sucedida.- No Sandbox, as capturas são aprovadas automaticamente. Para simular um erro, basta utilizar uma cobrança que não foi criada em Pré-Autorização ou com status diferente de Autorizado.