Introdução

Assinaturas devem ser utilizadas quando a cobrança é feita periodicamente de forma recorrente, como por exemplo cobrar o cliente mensalmente pelo uso do seu software, cobrança mensal de aluguéis, etc. Além de mensal é possível escolher outras periodicidades como trimestral, semestral, entre outras.

Diferença entre assinaturas e parcelamentos

Assinaturas são diferentes de cobranças parceladas: ao gerar uma cobrança parcelada, todas as parcelas são geradas de uma só vez. Já no caso da assinatura, uma cobrança será a cada mês (ou conforme a periodicidade selecionada) e enviada para o cliente. Caso a forma de pagamento da assinatura seja cartão de crédito, o cartão do cliente será cobrado automaticamente no data de vencimento da cobrança.

Assinaturas e parcelamentos diferem também quando são pagos com cartão de crédito: no caso de parcelamento, o valor total da compra é cobrado no cartão do cliente de uma só vez, parcelando conforme especificado. No caso de assinaturas, uma nova transação é lançada mensalmente (ou de acordo com a periodicidade selecionada) no cartão do cliente, até que a assinatura seja removida ou o cartão sendo utilizado se torne inválido (no caso expiração, cancelamento, etc).

Fluxo de criação de cobranças de uma assinatura

Cobranças recorrentes pertencentes a uma assinatura são geradas 40 dias antes do vencimento (dueDate). Dessa forma, uma assinatura que foi configurada para vencer 5 dias após sua criação, com vencimento mensal, já terá duas cobranças pertencentes a ela no sistema.

No infográfico acima o cliente está com a configuração padrão de notificação de 10 dias antes do vencimento ativada. Dessa forma ao criar a assinatura, duas cobranças são criadas, mas somente as notificações do vencimento da primeira são enviadas ao cliente. A notificação da cobrança seguinte será enviada apenas 10 dias antes de seu vencimento.

Prazo para geração de cobranças em assinaturas

As cobranças são geradas, por padrão, 40 dias antes do vencimento, para permitir maior liberdade a você oferecer ao seu cliente a cobrança quando achar mais viável. Porém, caso deseje, é possível alterar o prazo de geração 14 ou 7 dias antes da cobrança vencer. Nesse caso, basta entrar em contato com o seu Gerente de Contas e fazer a solicitação.