Mecanismos adicionais de segurança

Utilize os mecanismos abaixo para maior segurança em sua conta.

Além de chave de API que é usada para autenticar suas requisições, possuímos mecanismos adicionais que oferecem camadas extras de segurança para sua conta. Recomendamos utilizar pelo menos um deles, e se possível ambos. Conheça-os abaixo.

Whitelist de IPs

Este mecanismo permite definir IPs a partir dos quais aceitaremos requisições utilizando sua chave de API.

Qualquer requisição recebida de um IP não contido na whitelist será recusada com resposta HTTP 403. Desta forma, mesmo que sua chave seja comprometida, a menos que as requisições partam de sua infraestrutura, elas serão recusadas.

Você pode definir a sua lista de IPs autorizados acessando Menu do usuário > Integrações > Mecanismos de segurança.

📘

Configuração de IPs por faixa

Você consegue adicionar um IP autorizado em uma faixa de IPs, usando o x, por exemplo: 192.168.1.x irá pegar desde o IP 192.168.1.0 até 192.168.1.255.

🚧

Atenção ao configurar intervalos de IPs amplos

Embora a configuração de faixas de IP seja uma ferramenta flexível, a liberação de intervalos muito grandes pode comprometer a segurança da sua conta e anular o propósito desta funcionalidade.

Risco

Uma faixa de IPs muito ampla, como a de um grande provedor de nuvem, pode incluir milhares de servidores que não estão sob o seu controle. Caso sua chave de API seja exposta, um atacante operando dentro dessa mesma faixa de IPs poderia realizar requisições válidas à sua conta.

Lembre-se que o objetivo do Whitelist de IPs é restringir o acesso ao menor conjunto de endereços possível, seguindo o princípio do menor privilégio.

Recomendação para Servidores em Nuvem

Se sua aplicação roda em um ambiente com IPs de saída dinâmicos (como AWS, GCP, Azure, etc.), recomendamos fortemente a utilização de um serviço de NAT Gateway com um IP de saída estático. Isso permite que você adicione um único IP ou um pequeno e controlado conjunto de IPs à sua whitelist, garantindo o máximo de segurança para sua integração.

Por que fixar IPs?

Fixar IPs para chamadas de API pode ser uma prática útil e necessária.

Ao fixar IPs, você pode restringir o acesso às suas APIs, permitindo chamadas apenas de IPs específicos. Isso ajuda a bloquear acessos não autorizados ou indesejados.

No entanto, isso também exige a manutenção de uma lista de IPs autorizados e pode tornar o gerenciamento de acessos mais complexo, mas garantindo muito mais segurança em suas requisições ao Asaas, especialmente em operações White Label.

Tem um cenário complexo e precisa de ajuda?

Entendemos que algumas arquiteturas podem ter desafios específicos para fixar um IP de saída. Se este for o seu caso e a solução de NAT Gateway não for aplicável, queremos entender melhor seu cenário.

Preencha este formulário para que nossa equipe de produto possa analisar seu caso de uso e, futuramente, desenvolvermos alternativas de segurança que atendam à sua necessidade.

Webhook de autorização de transferências

Ao habilitar este mecanismo, todas as transferências solicitadas em sua conta dispararão um webhook para o seu sistema afim de validar a legitimidade das mesmas. Desta forma, a menos que seu sistema reconheça a transferência como legítima, ela será cancelada. Para maiores detalhes no uso deste mecanismo acesso à documentação.