Fluxo de bloqueio de assinatura por divergência de split

Quando uma cobrança recorrente é criada ou uma cobrança de assinatura é recebida, é verificado se o valor total do split configurado para a assinatura é superior ao valor líquido a receber. Caso isso ocorra, a assinatura será bloqueada, o split desabilitado e a criação de novas cobranças recorrentes também será interrompida. Nesse cenário, uma notificação será enviada via webhook, informando, no corpo da mensagem (propriedade additionalInfo), sobre o bloqueio e concedendo um prazo de 2 dias úteis para ajustar o split ou o valor da assinatura.

Se o ajuste do split ou do valor da assinatura for realizado dentro do prazo e o novo valor total do split estiver igual ou inferior ao valor líquido da assinatura, o desbloqueio será efetuado, permitindo a liberação da assinatura e a geração de novas cobranças com o split atualizado.

No entanto, caso o ajuste não seja feito no prazo estipulado, o bloqueio será encerrado automaticamente por expiração, e o split permanecerá desabilitado. Nesse cenário, uma nova notificação será enviada via webhook para informar sobre a expiração do bloqueio. No corpo da notificação, na propriedade additionalInfo, será incluída uma mensagem detalhando a liberação da assinatura e a criação de cobranças recorrentes sem o split configurado.

Eventos do webhook utilizados para comunicação:

  • Para o fluxo de bloqueio: SUBSCRIPTION_SPLIT_DIVERGENCE_BLOCK
  • Para o fluxo de desbloqueio por expiração do prazo: SUBSCRIPTION_SPLIT_DIVERGENCE_BLOCK_FINISHED