Criando um QR Code estático

O QR Code estático funciona da mesma forma que um link de pagamento. Ele só expira se você definir uma data de expiração e pode receber quantos pagamentos você quiser.

Este é o caso ideal para deixar exposto em um restaurante, por exemplo, para receber pagamentos via Pix e você conseguir identificar de onde eles vieram.

Receber pagamentos por QR Codes estáticos

Você pode criar um QrCode estático com um valor pré-definido para a sua chave. O primeiro passo é você ter em mãos qual chave irá receber este pagamento, vamos usar neste exemplo a chave aleatória. Depois, é só chamar o endpoint para gerar um QrCode estático.

POST /v3/pix/qrCodes/static
Confira a referência completa deste endpoint

{
  "addressKey": "b6295ee1-f054-47d1-9e90-ee57b74f60d9",
  "description": "Churrasco",
  "value": 50.00,
  "format": "ALL",
  "expirationDate": "2023-05-05 14:20:50",
  "expirationSeconds": null
}

No retorno você terá acesso ao id desse QrCode e também ao payload onde terá a imagem do QrCode encodado em Base64.

Ao usar um QrCode estático, nao é necessário que você crie uma cobrança ou defina qual o cliente, pois ao ser pago por alguém, irá automaticamente importar os dados do cliente e criar uma cobrança.

Para que você saiba que um QrCode estático foi pago, você precisa observar os eventos do Webhook para cobranças. Quando receber um evento de pagamento recebido, o campo pixQrCodeId terá o ID do seu QR Code.

Verificar cobranças geradas por um QR Code estático

Com o pixQrCodeId você chama o endpoint de listas cobranças para ter mais dados sobre as cobranças criadas a partir deste QR Code.

GET /v3/payments?pixQrCodeId=9bea9bcd226b45c7980065f598be54d5
Confira a referência completa deste endpoint