Como o Asaas trata receitas na conta?

No Asaas a principal fonte de receitas são as cobranças.

Sempre que sua conta recebe um pagamento, uma cobrança é atrelada a ele e a receita é adicionada ao seu extrato. A mesma coisa acontece para qualquer outra receita que entre na sua conta, onde o Asaas cria cobranças automaticamente.

📘

É importante sempre estar atento no Webhook de Cobranças e preparar sua aplicação para diferenciar cada cobrança criada.

Assinaturas

A assinatura é uma funcionalidade que cria novas cobranças. Quando é uma assinatura por cartão de crédito a cobrança é paga automaticamente, se for uma assinatura por boleto, por exemplo, uma cobrança é criada e enviada ao seu cliente. Um campo chamado subscription com o ID da assinatura será adicionado em todas as cobranças criadas provenientes de assinaturas.

Link de pagamento

Ao finalizar um link de pagamento, uma cobrança também é criada. Quando o Link é pago no cartão de crédito cobrança é criada e paga automaticamente, o mesmo pode acontecer com o Pix. No boleto uma fatura é gerada para se paga conforme configurações. Nestes casos, o campo paymentLink será adicionado na cobrança criada com o ID do link de pagamento.

QR Code estático para Pix

Você pode criar um QR Code estático, onde sua conta recebe pagamentos via Pix. Nestes casos uma cobrança também será criada, com o billingType como PIX e o campo pixQrCodeId conterá o ID do QR Code estático criado.

No extrato será exibido a cobrança com a descrição "Cobrança criada automaticamente a partir de Pix recebido".

Transferências

Da mesma forma, transferências recebidas, sejam por TED ou Chave Pix também geram automaticamente a criação de uma cobrança, transferências TED recebem uma descrição "Cobrança gerada automaticamente a partir de TED recebido", já as de Pix recebem também o campo pixTransaction informando o ID da transação Pix.