Webhooks

Dúvidas frequentes sobre webhooks na API do Asaas

Estou com problema de fila pausada

Confira a documentação com os principais erros que fazem sua fila ser pausada.

Removi uma assinatura/parcelamento por que não recebi o webhook?

Os webhooks do Asaas são referentes as cobranças em si e não as assinaturas ou parcelamentos. Nesse caso, o que você receberá são os PAYMENT_DELETED das cobranças que pertenciam a determinada assinatura ou parcelamento que foi removido.

Qual a importância de utilizar webhooks na minha integração?

Existem várias razões para usar webhooks em vez de métodos de comunicação mais tradicionais, como consultas regulares de API:

  1. Notificações em tempo real: permitem que você seja notificado instantaneamente quando ocorre um evento específico em um sistema, sem a necessidade de consultar repetidamente o sistema em intervalos regulares.
  2. Eficiência: elimina a necessidade de consultas repetidas, reduzindo a carga nos servidores e melhora o desempenho geral dos sistemas envolvidos.
  3. Simplicidade: simplificam o processo de integração entre sistemas.
  4. Flexibilidade: os webhooks permitem uma ampla gama de casos de uso e integrações entre sistemas diferentes.
  5. Melhor experiência do usuário: ao receber atualizações em tempo real, os usuários podem desfrutar de uma experiência mais dinâmica e interativa em aplicativos e serviços online.

O que significa o “Token de Autenticação” nas configurações do webhook?

Para acrescentar uma camada extra de segurança, você pode adicionar um token de autenticação que será disparado no header de todas as requisições enviadas do Asaas para a sua aplicação. Esse token será enviado no header asaas-access-token. Assim, você pode prevenir e tratar somente POSTs recebidos que contenham esse header especificamente, evitando algum disparo indevido contra seus endpoints.