Implementação

Um guia de implementação para auxiliar na integração com a API de autorizações na jornada 3.

1.Criar uma autorização com QR Code imediato

A criação da autorização é o primeiro passo. Você fará uma chamada na nossa API para gerar um QR Code que já contém os dados da primeira cobrança e da autorização de recorrência.

Veja a referência completa do endpoint: Criar autorização com QR Code imediato

Ao consumir esse endpoint, será gerado um código "copia e cola" (payload) que deve ser apresentado ao seu cliente (o pagador).

No retorno da chamada, o campo immediateQrCode virá acompanhado de um conciliationIdentifier. Este mesmo identificador será incluído na cobrança correspondente quando o pagamento for liquidado, permitindo que você concilie a autorização original com o pagamento de forma segura.

Você também receberá o id da autorização. Armazene este id, pois ele será essencial para criar as cobranças futuras e para acompanhar os webhooks.

❗️

Webhooks

O Asaas disponibiliza webhooks para que sua aplicação seja notificada em tempo real sobre todo o fluxo de instrução e autorização de pagamentos. Veja os exemplos e eventos disponíveis na seção de eventos de webhook do Pix Automático.

2.Criar as cobranças recorrentes

Com a autorização no status ACTIVE, sua aplicação já pode começar a criar as cobranças periódicas no Asaas. O débito será realizado automaticamente na conta do pagador na data de vencimento.

Para isso, utilize a API de criação de cobranças, informando o novo campo pixAutomaticAuthorizationId dentro do objeto principal, com o identificador da autorização obtido no primeiro passo.

Veja a referência completa do endpoint: [Criar cobrança com Pix Automático]

📘

Intervalo antes do vencimento

A criação da instrução de pagamento deve respeitar um intervalo de 2 a 10 dias úteis antes do vencimento da cobrança. Caso sua aplicação tente gerar a cobrança antes desse prazo, a API devolverá exceção.